Após 56 anos de tradição, a Festa da Juçara, um dos eventos culturais mais importantes do Maranhão, passa por uma mudança polêmica em sua organização. O Governo do Estado retirou dos moradores do bairro Maracanã a responsabilidade pela realização da celebração e transferiu a condução do evento para o vereador Marlon Botão (PSB), que indicou a nova direção do Parque da Juçara, local onde a festa acontece.
A Festa da Juçara foi idealizada em 1969 por Rosa Mochel e Dona Cotinha, moradora histórica da região. Em 2018, Dona Cotinha passou a liderança do evento para sua neta, Mayara Marques, que vinha mantendo a tradição e fortalecendo a participação comunitária. No entanto, neste ano, Mayara foi surpreendida com a mudança da direção do Parque da Juçara e da Festa que estava sob sua coordenação.
Segundo informações, a organização ficará sob responsabilidade de Aline Coutinho dos Santos, ex-assessora de Marlon Botão e atual diretora do Parque da Juçara. A decisão gerou insatisfação entre moradores e integrantes do movimento cultural, que veem a mudança como uma intervenção política em uma manifestação popular enraizada na história do Maracanã.
O governador Carlos Brandão (PSB) afirmou aos moradores que a medida não tem relação pessoal com Mayara Marques, que atualmente é assessora do vice-governador Felipe Camarão (PT).
Com a nova decisão, o evento de 2025 deverá marcar o início de um novo modelo de gestão, sob forte acompanhamento da classe política, rompendo com a tradição comunitária que marcou a festa por mais de cinco décadas.