Gaeco realiza operação por contratações irregulares em São Luís Gonzaga

Gaeco realiza operação por contratações irregulares em São Luís Gonzaga

O Grupo de Atu­ação Espe­cial de Com­bate às Orga­ni­za­ções Crim­i­nosas (Gae­co) do Min­istério Públi­co do Esta­do do Maran­hão defla­grou, na man­hã des­ta quin­ta-feira, 21, a Oper­ação Illu­sio, em cumpri­men­to a 15 man­da­dos de bus­ca e apreen­são expe­di­dos pela Vara Espe­cial Cole­gia­da dos Crimes Orga­ni­za­dos.

Os man­da­dos estão sendo cumpri­dos nos municí­pios de São Luís Gon­za­ga (sede da Prefeitu­ra, da Sec­re­taria de Finanças, da Sec­re­taria de Assistên­cia Social e da Comis­são Lic­i­tação), São Luís (5 locais) e Penal­va.

Man­da­dos estão sendo cumpri­dos em três municí­pios

Con­forme pro­ced­i­men­to inves­ti­gatório instau­ra­do no Gae­co, há indí­cios de ile­gal­i­dades na con­tratação da empre­sa Insti­tu­to Sin­gu­lare para prestação dos serviços de ter­ce­i­riza­ção de mão de obra no municí­pio de São Luís Gon­za­ga (MA).

Foi autor­iza­do o blo­queio do val­or de R$ 1.491.252,45 nas con­tas bancárias de todos os inves­ti­ga­dos. O val­or cor­re­sponde ao lev­an­ta­men­to par­cial do dano cau­sa­do ao erário.

Em abril deste ano, out­ras empre­sas con­tratadas pelo municí­pio de São Luís Gon­za­ga foram alvo da Oper­ação Spec­trum, deflagra­da pelo Gae­co, após autor­iza­ção judi­cial.

Sedes de órgãos públi­cos estão entre os alvos da oper­ação

A oper­ação con­tou com o apoio dos pro­mo­tores de justiça inte­grantes do Gae­co dos núcleos de São Luís e Tim­on, as Polí­cias Civ­il e Mil­i­tar do Maran­hão, e ain­da os pro­mo­tores de justiça das comar­cas de Açailân­dia, Ana­jatu­ba, Cha­pad­in­ha, San­ta Inês e Viana. A Coor­de­nado­ria de Assun­tos Estratégi­cos e Inteligên­cia (Caei-MPMA) tam­bém aux­il­iou nos tra­bal­hos.

Os doc­u­men­tos e equipa­men­tos eletrôni­cos apreen­di­dos serão anal­isa­dos pelo Gae­co e pelo Lab­o­ratório de Tec­nolo­gia Con­tra a Lavagem de Din­heiro (LAB-LD), para com­por o con­jun­to pro­batório necessário para embasar o ofer­ec­i­men­to de Denún­cias con­tra os inves­ti­ga­dos.

ORIGEM DO NOME

Oper­ação Illu­sio: Nome que sig­nifi­ca “ilusão”, sim­bolizan­do a aparên­cia enganosa do con­tra­to fir­ma­do pelo Insti­tu­to Sin­gu­lare, cujo obje­to é fornec­i­men­to de mão de obra ter­ce­i­riza­da, quan­do na ver­dade, os próprios servi­dores munic­i­pais é que exe­cu­tam o serviço.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x