Felipe Camarão, Rubens Jr, Washington Oliveira, Francimar Melo, Cricielle Muniz e Coletivo Nós se unem para reconstruir o PT de São Luís com o lançamento da chapa “PT de Todos Nós”

Felipe Camarão, Rubens Jr, Washington Oliveira, Francimar Melo, Cricielle Muniz e Coletivo Nós se unem para reconstruir o PT de São Luís com o lançamento da chapa “PT de Todos Nós”

Na últi­ma quar­ta-feira (30), lid­er­anças do PT maran­hense der­am um pas­so deci­si­vo para recon­stru­ir o Par­tido dos Tra­bal­hadores em São Luís, com o lança­men­to da cha­pa “PT de Todos Nós — Com Lula e Camarão”, que vai dis­putar o Proces­so de Eleições Dire­tas (PED) em jul­ho de 2025.

O encon­tro, que acon­te­ceu no bair­ro Sacavém, reuniu fig­uras como o vice-gov­er­nador Felipe Camarão, o Cole­ti­vo Nós(vereador mais vota­do da história do PT na cap­i­tal, com quase 10 mil votos), rep­re­sen­tantes de Rubens Jr, Cricielle Muniz, Creuza­mar de Pin­ho, Chico Gonçalves e de diver­sas cor­rentes do par­tido. Além de mil­i­tantes históri­cos como Wash­ing­ton Oliveira e Franci­mar Melo, pres­i­dente estad­ual do PT.

A ini­cia­ti­va surge em um momen­to em que é públi­co e notório o aban­dono orga­ni­za­ti­vo e políti­co do PT de São Luís, que há anos enfrenta desar­tic­u­lação, ausên­cia nos ter­ritórios e dis­tan­ci­a­men­to das bases soci­ais que o fun­daram. A nova cha­pa bus­ca virar essa chave com firmeza e recon­stru­ir o par­tido a par­tir de uma atu­ação pop­u­lar, com­bat­i­va e conec­ta­da com as lutas reais do povo.

Durante a ativi­dade, foi apre­sen­ta­da a estru­tu­ra da cha­pa e desta­ca­do o papel cole­ti­vo de cada mil­i­tante na con­strução de um par­tido mais democráti­co, par­tic­i­pa­ti­vo e conec­ta­do com as deman­das do povo.

Um dos pon­tos cen­trais do encon­tro foi o lança­men­to da can­di­datu­ra da cov­ereado­ra Raimun­da Oliveira, do Cole­ti­vo Nós, à presidên­cia do Diretório Munic­i­pal do par­tido. Mul­her com tra­jetória na Zona Rur­al, Raimun­da atua forte­mente na defe­sa dos dire­itos da infân­cia, da agri­cul­tura famil­iar e das comu­nidades per­iféri­c­as e tradi­cionais.

A cha­pa tam­bém reafir­mou o apoio à reeleição do com­pan­heiro Franci­mar Melo como pres­i­dente do Diretório Estad­ual do PT no Maran­hão.


O que é o PED?

O PED (Proces­so de Eleição Dire­ta) é um instru­men­to da democ­ra­cia inter­na do PT, onde fil­i­a­dos e fil­i­adas vão às urnas para ren­o­var as direções em todas as instân­cias par­tidárias: munic­i­pais, region­ais, estad­u­ais e nacional.


Quem com­põe a cha­pa?

A con­strução da Cha­pa “PT de Todos Nós — Com Lula e Camarão” é uma ini­cia­ti­va que nasce da base, resul­ta­do da aliança entre as cor­rentes inter­nas Con­stru­in­do um Novo PT (CNPT-MA) e Artic­u­lação de Esquer­da (AE).

Para for­t­ale­cer a can­di­datu­ra de Raimun­da Oliveira à presidên­cia do Diretório Munic­i­pal do PT em São Luís, a cha­pa tam­bém con­ta com o apoio das cor­rentes CNB Artic­u­lação e Democ­ra­cia Social­ista (DS).

O obje­ti­vo é claro: recon­stru­ir o PT de São Luís com uma direção conec­ta­da com os movi­men­tos soci­ais, juven­tude, mul­heres, pop­u­lação LGBTQIA+, tra­bal­hadores e tra­bal­hado­ras do cam­po e da cidade. Jun­tas, essas forças rep­re­sen­tam um pro­je­to de par­tido com­bat­i­vo, pop­u­lar, par­tic­i­pa­ti­vo, fem­i­nista, antir­racista e impul­sion­a­do pela força trans­for­mado­ra do Lulis­mo no Maran­hão.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x