Felipe Camarão e o Legado na Educação do Maranhão: Um Balanço da Gestão na Seduc

Felipe Camarão e o Legado na Educação do Maranhão: Um Balanço da Gestão na Seduc

 

Felipe Camarão, atu­al vice-gov­er­nador do Maran­hão, é recon­heci­do como o secretário que por mais tem­po esteve à frente da Sec­re­taria de Esta­do da Edu­cação (Seduc). Com uma gestão que durou mais de sete anos, ele foi o pro­tag­o­nista de impor­tantes mudanças na edu­cação do esta­do, con­duzin­do a pas­ta durante dois perío­dos dis­tin­tos: seis anos e um mês no gov­er­no de Flávio Dino e, pos­te­ri­or­mente, no gov­er­no de Car­los Brandão, de março a jul­ho de 2023.

Durante sua primeira pas­sagem pela Seduc, Camarão foi fun­da­men­tal na imple­men­tação de políti­cas edu­ca­cionais que mudaram o cenário da edu­cação maran­hense. Um dos pro­gra­mas mais sig­ni­fica­tivos lança­dos sob sua lid­er­ança foi o “Esco­la Digna”, ini­ci­a­do em 2015, com o obje­ti­vo de sub­sti­tuir as precárias esco­las de taipa por novas con­struções de alve­nar­ia. O pro­gra­ma se expandiu rap­i­da­mente, tor­nan­do-se a prin­ci­pal políti­ca edu­ca­cional do esta­do, abar­can­do des­de infraestru­tu­ra até a gestão edu­ca­cional e a intro­dução do ensi­no em tem­po inte­gral.

Ao lon­go dos anos, o impacto do pro­gra­ma foi notáv­el: até 2022, foram entregues cer­ca de 1.500 obras edu­ca­cionais, incluin­do 350 novas con­struções de esco­las, além de cen­te­nas de refor­mas e revi­tal­iza­ções. Ess­es esforços con­tin­uaram nos últi­mos anos, com mais de 140 inter­venções entre 2023 e 2024, que vari­aram de novas con­struções a refor­mas e revi­tal­iza­ções de esco­las exis­tentes.

Out­ro pon­to de destaque na gestão de Camarão foi o cresci­men­to do Índice de Desen­volvi­men­to da Edu­cação Bási­ca (IDEB) no Maran­hão. Em 2013, o índice do esta­do era de 2,8, e, sob a lid­er­ança de Camarão, esse número saltou para 3,7 em 2023, um avanço sig­ni­fica­ti­vo para a edu­cação públi­ca estad­ual. Esse cresci­men­to de 0,9 pon­tos reflete os esforços con­tín­u­os para mel­ho­rar a qual­i­dade do ensi­no e a apren­diza­gem dos estu­dantes maran­hens­es.

A intro­dução do ensi­no em tem­po inte­gral tam­bém mar­cou a gestão de Camarão. Antes de sua atu­ação, a rede estad­ual não con­ta­va com esco­las que ofer­e­cessem essa modal­i­dade de ensi­no. Hoje, o Maran­hão pos­sui 185 esco­las de tem­po inte­gral, incluin­do 137 Cen­tros Edu­ca Mais, 44 Iemas, 2 Iemas Bilíngues e 2 crech­es, aten­den­do a mais de 46 mil estu­dantes.

Den­tre as out­ras ações rel­e­vantes da Seduc sob a gestão de Felipe Camarão, desta­ca-se a implan­tação do Sis­tema Estad­ual de Avali­ação do Maran­hão (SEAMA), em 2019. Esse sis­tema foi cri­a­do para mon­i­torar o desem­pen­ho das esco­las e ofer­e­cer sub­sí­dios para o desen­volvi­men­to de políti­cas públi­cas edu­ca­cionais. A ini­cia­ti­va visou garan­tir que os indi­cadores edu­ca­cionais fos­sem uti­liza­dos para a mel­ho­ria da apren­diza­gem dos estu­dantes em todo o esta­do.

Out­ro pro­je­to de grande impacto foi o Pacto pela Apren­diza­gem, ini­ci­a­do em 2019 e ampli­a­do em 2023. Com foco na colab­o­ração entre esta­do e municí­pios, o pacto teve como resul­ta­do um expres­si­vo avanço nos índices de alfa­bet­i­za­ção do Maran­hão. Em 2019, o esta­do ocu­pa­va a 24ª posição no rank­ing nacional de alfa­bet­i­za­ção; em 2023, alcançou a 10ª posição, com 56% das cri­anças alfa­bet­i­zadas na eta­pa ini­cial de esco­lar­iza­ção.

O pro­gra­ma “Maran­hão Alfa­bet­i­za­do” é out­ra ini­cia­ti­va rel­e­vante, volta­da para com­bat­er o anal­fa­betismo entre jovens, adul­tos e idosos em todo o esta­do. Esse pro­gra­ma reforça a coop­er­ação com os municí­pios e bus­ca mel­ho­rar os indi­cadores de alfa­bet­i­za­ção, um dos grandes desafios da edu­cação no Maran­hão.

A for­mação con­tin­u­a­da dos pro­fes­sores da rede estad­ual tam­bém foi uma pri­or­i­dade. Des­de 2016, a Seduc tem pro­movi­do pro­gra­mas de desen­volvi­men­to profis­sion­al, visan­do a mel­ho­ria da qual­i­dade do ensi­no e a ele­vação dos índices de apren­diza­gem dos alunos. Essa capac­i­tação con­tínua dos edu­cadores é fun­da­men­tal para a sus­tentabil­i­dade das políti­cas edu­ca­cionais imple­men­tadas.

Out­ro destaque é o pro­gra­ma “Ter­ceirão Não Tira Férias”, que ofer­ece aulas preparatórias para o ENEM durante as férias esco­lares. Em 2024, o pro­je­to atingiu 268 esco­las-polos e aten­deu 26.800 estu­dantes, con­sol­i­dan­do-se como uma das prin­ci­pais ini­cia­ti­vas de apoio ao ensi­no médio no esta­do.

Por fim, a reati­vação do Con­sel­ho de Edu­cação Esco­lar Indí­ge­na no Maran­hão sob a gestão de Felipe Camarão é uma ação que merece destaque. O con­sel­ho tem o papel de ori­en­tar e apoiar a edu­cação esco­lar indí­ge­na, garan­ti­n­do a preser­vação das iden­ti­dades étni­cas, lin­guís­ti­cas e cul­tur­ais dos povos indí­ge­nas pre­sentes no esta­do, rep­re­sen­tan­do um impor­tante pas­so na val­oriza­ção das tradições e cul­turas indí­ge­nas.

A gestão de Felipe Camarão à frente da Seduc deixa um lega­do de trans­for­mação na edu­cação do Maran­hão, mar­ca­do por inves­ti­men­tos sig­ni­fica­tivos em infraestru­tu­ra, mel­ho­rias nos indi­cadores edu­ca­cionais e uma atenção espe­cial à diver­si­dade cul­tur­al e ao desen­volvi­men­to profis­sion­al dos edu­cadores.

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