A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) admitiu uma dívida de R$ 564.960,00 com a empresa Sinavias, propriedade do empresário Guibson Pires Ferreira Correa. O montante refere-se ao período de 14.05.22 a 04.10.22. Contudo, revelações posteriores levantam questionamentos sobre a transparência dessa relação.
No ano passado, em 2023, a Sinavias obteve um contrato verbal posteriormente publicado com dispensa de licitação, uma situação denunciada por este blog. A empresa já figurava em denúncias anteriores ao Ministério Público, onde se destaca a suspeita em licitações passadas.
A denúncia protocolada no Ministério Público do Maranhão destaca que a Sinavias, cujos sócios são Clemente Pires Ferreira e Guibson Pires Ferreira Correa, é a única capaz de atender às exigências dos editais em processos licitatórios recentes para serviços de sinalização viária. Três cidades, Teresina e Uruçuí (PI) e Timon (MA), estão sob sérias suspeitas de direcionamento.
Os processos licitatórios apresentam similaridades nos editais e projetos básicos, convergindo para a vitória exclusiva da SINAVIAS. A denúncia destaca peculiaridades, como a similaridade nas exigências de comprovação de capacidade técnica e cláusulas que, sem justificativa técnica plausível, impedem a participação de consórcios, subcontratação de atividades e divisão do objeto em lotes.
Em São Luís muito antes da dispensa de licitação ser publicada a Sinavias já estava sinalizando e pintando faixas , deixando claro que já existia um contrato verbal, caracterizando a improbidade administrativa, como foi denunciado com provas por esse blog , em outras matérias vamos mostrar essa suspeita e a relação entre esse grupo de empresários do Piauí com a SMTT.