Em Brasília, vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, cumpre agendas com AGU e MEC

Em Brasília, vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, cumpre agendas com AGU e MEC

Reunião com ministro substituto da AGU, Flavio Roman e equipe

O vice-gov­er­nador do Maran­hão, Felipe Camarão, está em Brasília cumprindo agen­da insti­tu­cional. Em sua primeira para­da na Cap­i­tal Fed­er­al, Felipe Camarão esteve na Advo­ca­cia-Ger­al da União (AGU), onde reuniu com o min­istro em Exer­cí­cio e Adjun­to do Advo­ga­do-Ger­al da União e Advo­ga­do-Ger­al da União Sub­sti­tu­to, Flavio José Roman, para tratar sobre o blo­queio dos 15% ref­er­ente ao Pre­catório do Fun­def, des­ti­na­dos aos pro­fes­sores do Maran­hão.

Durante a reunião, que con­tou ain­da com a par­tic­i­pação da advo­ga­da da União, Clara Rachel, o vice-gov­er­nador do Maran­hão pediu inter­cessão dos advo­ga­dos para que este blo­queio seja revis­to ou, ain­da, para que a pau­ta retorne ao Plenário para jul­ga­men­to.

Na opor­tu­nidade, Felipe Camarão, solic­i­tou aos advo­ga­dos da AGU que este mes­mo acor­do prevaleça para as Prefeituras Munic­i­pais maran­hens­es que ain­da não rece­ber­am os repass­es, como é o caso de municí­pios como: São Domin­gos do Maran­hão, São João dos Patos, Mat­in­ha, Riachão e Arari.

“Min­ha luta con­tin­ua sendo pela edu­cação. Aproveit­ei min­ha vin­da à Brasília para reunir com o min­istro em exer­cí­cio, Flávio Roman, e a Advo­ga­da da AGU, Clara Rachel, para tratar­mos dessa pau­ta tão impor­tante que é a lib­er­ação dos 15% dos Pre­catórios do Fun­def, para pro­fes­sores da Rede Públi­ca Estad­ual e os recur­sos tam­bém para as Prefeituras Munic­i­pais maran­hens­es. Estou con­fi­ante de que ter­e­mos o apoio da AGU nesse proces­so. Seguimos tra­bal­han­do para que a edu­cação do Maran­hão siga avançan­do”, declar­ou o vice-gov­er­nador Felipe Camarão.

Reuniões no Ministério da Educação

Reunião no MEC, na SECADI, com a secretária Zara Figueiredo e equipe

Ain­da em Brasília, Felipe Camarão, esteve no Min­istério da Edu­cação (MEC) a con­vite da secretária de Edu­cação Con­tin­u­a­da, Alfa­bet­i­za­ção de Jovens e Adul­tos, Diver­si­dade e Inclusão (SECADI), Zara Figueire­do, para par­tic­i­par de reunião sobre edu­cação ambi­en­tal, edu­cação de quilom­bo­las e indí­ge­nas, e Pro­jovem.

Na pau­ta, a con­strução de mais de 20 esco­las voltadas às edu­cações indí­ge­na e quilom­bo­la, por meio do Pro­gra­ma de Acel­er­ação do Cresci­men­to (PAC), além da imple­men­tação de mais bol­sas do Pro­jovem para os estu­dantes maran­hens­es.

“Um grande sat­is­fação ser con­vi­da­do pela pro­fes­so­ra Zara Figueire­do para vir ao MEC debater temas tão impor­tantes para a edu­cação do nos­so esta­do. Por meio do PAC, serão con­struí­das 11 esco­las indí­ge­nas e 11 esco­las quilom­bo­las em diver­sas comu­nidades do Maran­hão. Saio daqui imbuí­do da mis­são de artic­u­lar jun­to às prefeituras munic­i­pais, comu­nidades indí­ge­nas e quilom­bo­las a mel­hor for­ma para que ess­es inves­ti­men­tos cheguem para o nos­so esta­do. E, assim, tra­bal­hare­mos jun­tos, sob a lid­er­ança do min­istro Cami­lo, do pres­i­dente Lula e do gov­er­nador Car­los Brandão, para seguirmos avançan­do na edu­cação do nos­so esta­do. Con­tin­u­amos firmes e fortes lutan­do pela edu­cação do Maran­hão”, acres­cen­tou Felipe Camarão.

Reunião com representantes da SERES, para tratar da Universidade Católica no Maranhão

Ain­da no MEC, o vice-gov­er­nador reuniu, tam­bém, com Mar­ta Abramo, tit­u­lar da Sec­re­taria de Reg­u­lação e Super­visão da Edu­cação Supe­ri­or. Com a secretária da SERES, a pau­ta ver­sou sobre o proces­so de recre­den­ci­a­men­to da Uni­ver­si­dade Católi­ca do Maran­hão, insti­tu­ição que ofer­ta Cur­sos de Teolo­gia, Filosofia, entre out­ros, e é respon­sáv­el pela for­mação de padres em todo o esta­do.

Camarão agrade­ceu a recep­tivi­dade da secretária e disse estar con­fi­ante no com­pro­mis­so do Gov­er­no Fed­er­al em agilizar o proces­so de recre­den­ci­a­men­to da Insti­tu­ição de Ensi­no, para­do des­de 2018.

“Vim a pedi­do da Arquid­io­cese de São Luís, além das dio­ce­ses dos inte­ri­ores. Agradeço toda a recep­tivi­dade que tive­mos e pelo diál­o­go muito pro­du­ti­vo. Acred­i­to que ago­ra, na gestão do pres­i­dente Lula e do min­istro Cami­lo, con­seguire­mos agilizar esse proces­so e faz­er essa medi­da de justiça jun­to à comu­nidade católi­ca do nos­so esta­do. Avalio nos­sas reuniões aqui no Min­istério como extrema­mente pos­i­ti­vas para a edu­cação do nos­so esta­do. Seguire­mos avançan­do”, final­i­zou Camarão.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x