Uma nova denúncia envolvendo o governo Carlos Brandão (PSB) vem gerando repercussão nacional. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a maior obra rodoviária da gestão maranhense — uma estrada orçada em R$ 280 milhões — está sendo construída com um “desvio” que favorece diretamente um aliado político do governador e o irmão dele, dono da empreiteira responsável por parte da obra. O trajeto da rodovia MA-372, que liga São Domingos do Azeitão a Mirador, começa curiosamente próximo às fazendas desses beneficiários, em vez de seguir até o centro do município, veja o vídeo da expansão da fazenda da Família Brandão:
A empresa que venceu parte da licitação, a TAC Construções, receberá R$ 77,8 milhões para pavimentar 31,1 km da estrada. A empreiteira pertence a Roberto Ferreira, irmão de Nicodemos Ferreira — ex-prefeito de São Domingos do Azeitão e agora aliado do grupo político de Brandão. Ambos apareceram em imagens ao lado do governador durante o lançamento da obra, usando bonés da empresa. Procurados pelo Estadão, os dois optaram por não comentar o caso.
Moradores e autoridades locais acusam o governo de “isolar” a cidade em prol de interesses particulares. O atual prefeito de São Domingos, Lourival Júnior (PP), conhecido como Júnior do Posto, divulgou vídeos denunciando o fato de que o novo traçado da estrada começa cerca de 10 km antes do centro urbano, beneficiando diretamente as propriedades de Nicodemos. O prefeito teme o esvaziamento comercial da cidade, já que a rota tradicional da BR-230 movimentava hotéis, postos de combustíveis e pequenos comércios locais.

Segundo o Estadão, a reportagem cruzou dados de registros agrários e ambientais e constatou que Nicodemos possui pelo menos 15 mil hectares de terra próximos ao novo traçado da estrada — o equivalente a 21 mil campos de futebol. Já Roberto Ferreira, dono da TAC, é proprietário de mais 870 hectares na mesma região. A denúncia também menciona que a licitação coincidiu com a ampliação dos negócios da família Brandão na área, que até então concentrava seus investimentos em Colinas.
A obra, anunciada como a maior da gestão estadual, está sendo custeada com recursos de um financiamento obtido junto ao Banco do Brasil. A justificativa do governo é que a estrada atende uma demanda antiga da região e beneficiará produtores de grãos que precisam escoar a produção até o porto de São Luís. No entanto, os detalhes da licitação permanecem opacos: o Portal da Transparência não informa quais empresas participaram do processo nem disponibiliza os anexos do edital com o traçado da via.
A ausência de transparência no certame foi justificada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado com o argumento de que o material seria “volumoso demais” para digitalização. Os interessados são orientados a ir presencialmente à sede do órgão para consultar os documentos. A falta de publicidade nos dados públicos acende mais um sinal de alerta sobre possíveis favorecimentos indevidos no contrato milionário.
Apesar das críticas e protestos de autoridades locais, inclusive registrados em vídeo, o governo manteve o trajeto original da obra. Adversários políticos do governador Carlos Brandão apontam o caso como mais um exemplo de uso da máquina pública para beneficiar aliados e fortalecer grupos econômicos ligados ao poder, enquanto comunidades inteiras sofrem com o risco de isolamento, veja a reportagem do ESTADÃO AQUI ou no Estrada que beneficia governador do MA tem ‘desvio’ que atende empreiteiro e o i