Deu no Estadão: Estrada bilionária no Maranhão tem ‘desvio’ que beneficia aliado e irmão de empreiteiro ligado a Brandão

Deu no Estadão: Estrada bilionária no Maranhão tem ‘desvio’ que beneficia aliado e irmão de empreiteiro ligado a Brandão

 

Uma nova denún­cia envol­ven­do o gov­er­no Car­los Brandão (PSB) vem geran­do reper­cussão nacional. Segun­do reportagem do jor­nal O Esta­do de S. Paulo, a maior obra rodoviária da gestão maran­hense — uma estra­da orça­da em R$ 280 mil­hões — está sendo con­struí­da com um “desvio” que favorece dire­ta­mente um ali­a­do políti­co do gov­er­nador e o irmão dele, dono da empre­it­eira respon­sáv­el por parte da obra. O tra­je­to da rodovia MA-372, que liga São Domin­gos do Azeitão a Mirador, começa curiosa­mente próx­i­mo às fazen­das dess­es ben­efi­ciários, em vez de seguir até o cen­tro do municí­pio, veja o vídeo da expan­são da fazen­da da Família Brandão:

A empre­sa que venceu parte da lic­i­tação, a TAC Con­struções, rece­berá R$ 77,8 mil­hões para pavi­men­tar 31,1 km da estra­da. A empre­it­eira per­tence a Rober­to Fer­reira, irmão de Nicodemos Fer­reira — ex-prefeito de São Domin­gos do Azeitão e ago­ra ali­a­do do grupo políti­co de Brandão. Ambos apare­ce­r­am em ima­gens ao lado do gov­er­nador durante o lança­men­to da obra, usan­do bonés da empre­sa. Procu­ra­dos pelo Estadão, os dois optaram por não comen­tar o caso.

Moradores e autori­dades locais acusam o gov­er­no de “iso­lar” a cidade em prol de inter­ess­es par­tic­u­lares. O atu­al prefeito de São Domin­gos, Louri­val Júnior (PP), con­heci­do como Júnior do Pos­to, divul­gou vídeos denun­cian­do o fato de que o novo traça­do da estra­da começa cer­ca de 10 km antes do cen­tro urbano, ben­e­fi­cian­do dire­ta­mente as pro­priedades de Nicodemos. O prefeito teme o esvazi­a­men­to com­er­cial da cidade, já que a rota tradi­cional da BR-230 movi­men­ta­va hotéis, pos­tos de com­bustíveis e pequenos comér­cios locais.

Local exa­to dos desvios para ben­e­fi­ciar os “ami­gos”

Segun­do o Estadão, a reportagem cru­zou dados de reg­istros agrários e ambi­en­tais e con­sta­tou que Nicodemos pos­sui pelo menos 15 mil hectares de ter­ra próx­i­mos ao novo traça­do da estra­da — o equiv­a­lente a 21 mil cam­pos de fute­bol. Já Rober­to Fer­reira, dono da TAC, é pro­pri­etário de mais 870 hectares na mes­ma região. A denún­cia tam­bém men­ciona que a lic­i­tação coin­cid­iu com a ampli­ação dos negó­cios da família Brandão na área, que até então con­cen­tra­va seus inves­ti­men­tos em Col­i­nas.

Leia Também:  Deu “Galo” mais uma vez: Banda do Galo vence novo chamamento da prefeitura de São Luís

A obra, anun­ci­a­da como a maior da gestão estad­ual, está sendo custea­da com recur­sos de um finan­cia­men­to obti­do jun­to ao Ban­co do Brasil. A jus­ti­fica­ti­va do gov­er­no é que a estra­da atende uma deman­da anti­ga da região e ben­e­fi­cia­rá pro­du­tores de grãos que pre­cisam escoar a pro­dução até o por­to de São Luís. No entan­to, os detal­h­es da lic­i­tação per­manecem opa­cos: o Por­tal da Transparên­cia não infor­ma quais empre­sas par­tic­i­param do proces­so nem disponi­bi­liza os anex­os do edi­tal com o traça­do da via.

A ausên­cia de transparên­cia no cer­tame foi jus­ti­fi­ca­da pela Sec­re­taria de Infraestru­tu­ra do Esta­do com o argu­men­to de que o mate­r­i­al seria “volu­moso demais” para dig­i­tal­iza­ção. Os inter­es­sa­dos são ori­en­ta­dos a ir pres­en­cial­mente à sede do órgão para con­sul­tar os doc­u­men­tos. A fal­ta de pub­li­ci­dade nos dados públi­cos acende mais um sinal de aler­ta sobre pos­síveis favorec­i­men­tos inde­v­i­dos no con­tra­to mil­ionário.

Ape­sar das críti­cas e protestos de autori­dades locais, inclu­sive reg­istra­dos em vídeo, o gov­er­no man­teve o tra­je­to orig­i­nal da obra. Adver­sários políti­cos do gov­er­nador Car­los Brandão apon­tam o caso como mais um exem­p­lo de uso da máquina públi­ca para ben­e­fi­ciar ali­a­dos e for­t­ale­cer gru­pos econômi­cos lig­a­dos ao poder, enquan­to comu­nidades inteiras sofrem com o risco de iso­la­men­to, veja a reportagem do ESTADÃO AQUI   ou no Estra­da que ben­e­fi­cia gov­er­nador do MA tem ‘desvio’ que atende empre­it­eiro e o i

 

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x