Um episódio inesperado agitou a Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) nesta última sexta-feira (20). O deputado Yglésio Moyses precisou ligar diretamente para o governador Carlos Brandão (PSB), em tom ríspido, para exigir que fosse revisto o veto governamental ao seu projeto de lei. Na ligação, Yglésio não poupou críticas e, ao final, ainda passou o telefone para a presidente da Casa, Iracema Vale, que coordenou o desfecho da polêmica.
O projeto, considerado prioritário pelo deputado, obriga o sistema público de saúde estadual a aceitar requisições médicas feitas por profissionais da rede privada para exames e terapias. Na sessão anterior, Yglésio havia criticado duramente o governador por vetar a proposta, classificando a situação como um desrespeito ao trabalho legislativo. “O principal projeto de lei do ano, do aliado besta que fica aqui uma hora para defender esse governo”, disparou, gerando burburinho entre os parlamentares.
Após a ligação atravessada ao governador, o veto foi rapidamente derrubado por unanimidade. A reviravolta surpreendeu até os mais céticos e demonstrou em qual tom a banda toca no governo Brandão.
Após sucessivas derrotas isso é uma plena demonstração que o governo está frágil e o governador minúsculo .