Deputado Josimar de Maranhãozinho emite nota após denúncia de corrupção envolvendo emendas parlamentares

Deputado Josimar de Maranhãozinho emite nota após denúncia de corrupção envolvendo emendas parlamentares

A Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) apre­sen­tou ao Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) uma denún­cia con­tra os dep­uta­dos Josi­mar Maran­hãoz­in­ho (PL-MA), Bosco Cos­ta (PL-SE) e Pas­tor Gil (PL-MA). A acusação, basea­da em inves­ti­gações da Polí­cia Fed­er­al, sug­ere que os par­la­mentares desviaram mais de R$ 1,6 mil­hão em emen­das des­ti­nadas à prefeitu­ra de São José de Riba­mar, no Maran­hão. A oper­ação, que ficou con­heci­da como “feirão das emen­das”, envolvia a cobrança de comis­sões para a lib­er­ação de recur­sos orça­men­tários, segun­do a PGR.

A denún­cia foi encam­in­ha­da ao gabi­nete do min­istro Cris­tiano Zanin, que her­dou o caso do ex-min­istro Ricar­do Lewandows­ki. A inves­ti­gação é um des­do­bra­men­to de ações ini­ci­adas em 2020, quan­do sur­gi­ram indí­cios de que um agio­ta, con­heci­do como Paco­v­an, atu­a­va como inter­mediário para os par­la­mentares no esque­ma de desvio de emen­das. Além dis­so, a Polí­cia Fed­er­al iden­ti­fi­cou men­sagens entre Josi­mar e os demais envolvi­dos dis­cutin­do a par­til­ha dos recur­sos desvi­a­dos.

Josi­mar de Maran­hãoz­in­ho, que já havia sido alvo da Oper­ação Descal­abro em 2020, ago­ra se defende das novas acusações. O dep­uta­do afir­ma que sua atu­ação sem­pre foi pau­ta­da pela transparên­cia e que as inves­ti­gações têm sido usadas para fins políti­cos.

Nota ofi­cial do dep­uta­do Josi­mar de Maran­hãoz­in­ho

“É impor­tante esclare­cer que todo inquéri­to segue um rito legal, cujas eta­pas devem ser cumpri­das de for­ma téc­ni­ca e obje­ti­va, resul­tan­do em con­clusões ao final da inves­ti­gação. Infe­liz­mente, o que dev­e­ria ser con­duzi­do com isenção tem sido uti­liza­do para con­stru­ir nar­ra­ti­vas políti­cas, espe­cial­mente neste perío­do eleitoral.

O indi­ci­a­men­to em questão é fru­to de uma apu­ração que descon­sider­ou a real­i­dade dos fatos, não levan­do em con­ta a ausên­cia de provas conc­re­tas e a fal­ta de análise ade­qua­da da min­ha defe­sa. Cabe destacar que, até o momen­to, não foi com­pro­va­da qual­quer irreg­u­lar­i­dade nas emen­das par­la­mentares que indiquei, sem­pre fun­da­men­tadas na éti­ca, transparên­cia e no inter­esse cole­ti­vo.

Após três anos de inves­ti­gação, o inquéri­to chega ao seu des­fe­cho, e ago­ra final­mente terei a opor­tu­nidade de esclare­cer todos os pon­tos de for­ma ofi­cial e demon­strar a cor­reção das min­has ações. Uma vez que a con­clusão de inquéri­to sequer resul­ta em indi­ci­a­men­to obri­gatório ou com­pro­va as con­du­tas ali men­cionadas.

No exer­cí­cio do meu manda­to como dep­uta­do fed­er­al, lim­itei-me a sug­erir emen­das par­la­mentares para o finan­cia­men­to de obras públi­cas. O proces­so de lic­i­tação, exe­cução e fis­cal­iza­ção dessas obras é de respon­s­abil­i­dade exclu­si­va dos órgãos com­pe­tentes do Poder Exec­u­ti­vo.

Min­ha atu­ação par­la­men­tar, ampla­mente recon­heci­da no Maran­hão, sem­pre foi dire­ciona­da para pro­mover o desen­volvi­men­to do esta­do. Através das emen­das que pro­pus, inúmeras obras de grande relevân­cia foram real­izadas, resul­ta­do de um tra­bal­ho sério e com­pro­meti­do com o bem-estar da pop­u­lação.

É fun­da­men­tal ressaltar que uma denún­cia anda dis­tante de uma con­de­nação, tra­ta-se de uma peça uni­lat­er­al que não con­figu­ra auto­mati­ca­mente ver­dade, deven­do ser sub­meti­da aos crivos do dev­i­do proces­so legal, opor­tu­nidade em que toda ver­dade prevale­cerá. Con­fio ple­na­mente nas insti­tu­ições e estou cer­to de que a Justiça, ao anal­is­ar os fatos com a dev­i­da impar­cial­i­dade, con­fir­mará min­ha inocên­cia. Estou seguro de que, ao final deste pro­ced­i­men­to, a ver­dade prevale­cerá.”

A reportagem segue aber­ta a novas man­i­fes­tações dos demais envolvi­dos.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x