Comunicação governista tenta transformar instalação de posto da PRF em Barreirinhas em ato de perseguição

Comunicação governista tenta transformar instalação de posto da PRF em Barreirinhas em ato de perseguição

 

A insta­lação de um pos­to da Polí­cia Rodoviária Fed­er­al (PRF) na BR-402, rodovia que cor­ta os Lençóis Maran­hens­es, vem sendo alvo de ataques de setores alin­hados à Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Maran­hão (Ale­ma), ao Palá­cio dos Leões e à Prefeitu­ra de Bar­reir­in­has. Nar­ra­ti­vas veic­u­ladas em veícu­los de comu­ni­cação lig­a­dos à pres­i­dente da Ale­ma, Irace­ma Vale, ao gov­er­nador Car­los Brandão e ao prefeito do municí­pio ten­tam cri­ar a ideia de que a pre­sença da PRF teria como final­i­dade a perseguição de moto­ci­clis­tas.

A acusação, no entan­to, não encon­tra respal­do na real­i­dade. De acor­do com a PRF, a insta­lação do pos­to atende a critérios téc­ni­cos e estratégi­cos rela­ciona­dos à segu­rança viária, à pre­venção da crim­i­nal­i­dade e à pro­teção da cole­tivi­dade. Bar­reir­in­has, por ser o prin­ci­pal por­tal de entra­da aos Lençóis Maran­hens­es, con­cen­tra grande fluxo de veícu­los e tur­is­tas nacionais e estrangeiros, o que tor­na necessária a pre­sença per­ma­nente de fis­cal­iza­ção espe­cial­iza­da.

Dados da cor­po­ração indicam que, no inte­ri­or do Maran­hão, é recor­rente a cir­cu­lação de moto­ci­cle­tas sem pla­cas, veícu­los rou­ba­dos, con­du­tores não habil­i­ta­dos e moto­ci­clis­tas sem capacete. Essa real­i­dade ele­va os riscos de aci­dentes e mortes nas estradas. A pre­sença da PRF, por­tan­to, não se traduz em perseguição, mas em uma políti­ca públi­ca de segu­rança para reduzir irreg­u­lar­i­dades que com­pro­m­e­tem a vida de con­du­tores, pas­sageiros e pedestres.

O novo pos­to em Bar­reir­in­has prom­ete traz­er gan­hos con­cre­tos: diminuição de aci­dentes, redução de infrações graves, com­bate ao roubo e fur­to de veícu­los, além de reforço ao tur­is­mo region­al. A medi­da foi solic­i­ta­da ofi­cial­mente à PRF pelo vice-gov­er­nador Felipe Camarão, em abril deste ano, que ressaltou a importân­cia da estru­tu­ra para o poli­ci­a­men­to e a pro­teção da região. “Este pos­to é de grande valia para a segu­rança e edu­cação no trân­si­to daque­la área, que atrai tur­is­tas do mun­do inteiro”, afir­mou.

Leia Também:  Tecnologia e Inovação: Dr. Rogério Moreira Lima Debate com Ministro e Desponta como Candidato da Inovação no CREA-MA

O pos­to da PRF já foi insta­l­a­do em Bar­reir­in­has e, na últi­ma quin­ta-feira (11), obteve grande êxi­to em sua primeira oper­ação. A ação resul­tou na prisão de motoris­tas embria­ga­dos, na apreen­são de moto­ci­cle­tas roubadas e até na inter­cep­tação de entor­pe­centes que seri­am dis­tribuí­dos na região. Os resul­ta­dos reforçam o impacto ime­di­a­to da pre­sença da cor­po­ração, evi­den­cian­do que a medi­da for­t­alece a segu­rança públi­ca, pro­tege vidas e garante maior tran­quil­i­dade para tur­is­tas e moradores dos Lençóis Maran­hens­es.

Em tem­po : Ironi­ca­mente, enquan­to a PRF atua para defend­er tur­is­tas e a pop­u­lação de Bar­reir­in­has, garan­ti­n­do mais segu­rança e ordem no trân­si­to, há quem pre­fi­ra inven­tar nar­ra­ti­vas, crim­i­nalizar as forças de segu­rança e, na práti­ca, assumir a defe­sa de crim­i­nosos. Um con­traste que expõe de que lado cada um real­mente está: se ao lado da lei e da pro­teção da vida, ou ao lado da men­ti­ra e da omis­são diante da crim­i­nal­i­dade.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x