Caxias deve ter disputa inédita com ao menos cinco candidatos a deputado federal em 2026

Caxias deve ter disputa inédita com ao menos cinco candidatos a deputado federal em 2026

 

Pela primeira vez na história políti­ca recente, Cax­i­as se prepara para uma eleição com, no mín­i­mo, cin­co can­didatos dis­putan­do uma vaga na Câmara Fed­er­al em 2026. Hoje, o municí­pio pos­sui ape­nas uma rep­re­sen­tante no Con­gres­so, a dep­uta­da Aman­da Gen­til (Pro­gres­sis­tas), que deve bus­car a reeleição e ten­ta man­ter o espaço con­quis­ta­do em 2022.

No cam­po bol­sonar­ista, o PL de Josi­mar de Maran­hãoz­in­ho apos­ta na can­di­datu­ra de Paulo Mar­in­ho Júnior, atual­mente suplente da leg­en­da, para ten­tar ampli­ar sua pre­sença no Leste Maran­hense. Já o vereador Daniel Bar­ros tra­bal­ha sua pré-can­di­datu­ra pelo PRD, par­tido coman­da­do no esta­do pelo dep­uta­do fed­er­al Júnior Mar­reca mes­ma sigla pela qual Bar­ros exerce seu manda­to na Câmara Munic­i­pal de Cax­i­as.

Out­ro nome que surge com força é o do vereador Vini­cius Sabá de Alen­car (PDT). Segun­do fontes, Sabá rece­beu a mis­são de for­t­ale­cer o pro­je­to do senador Wev­er­ton Rocha, que ten­ta garan­tir duas vagas fed­erais para o PDT em 2026. Com o par­tido enfrentan­do difi­cul­dades para mon­tar uma nom­i­na­ta com­pet­i­ti­va, lançar um vereador de Cax­i­as municí­pio com mais de 100 mil eleitores é vis­to como uma estraté­gia para aumen­tar a com­pet­i­tivi­dade da sigla. Vini­cius, além dis­so, é irmão de Ironal­do Alen­car, ali­a­do históri­co de Wev­er­ton.

O pres­i­dente da Câmara de Vereadores de Cax­i­as, Ricar­do Rodrigues (PT), tam­bém se movi­men­ta para dis­putar uma cadeira na Câmara Fed­er­al. Apadrin­hado pelo pré-can­dida­to ao gov­er­no Felipe Camarão, Rodrigues for­t­alece o pro­je­to do PT e da fed­er­ação par­tidária for­ma­da com PCdoB e PV, que hoje já con­ta com dois dep­uta­dos fed­erais em exer­cí­cio: Már­cio Jer­ry e Rubens Júnior. A ideia é ampli­ar o alcance da fed­er­ação na região dos Cocais e impul­sion­ar ain­da mais o nome de Camarão.

Leia Também:  Articulação de Duarte garante mais de 43 mil itens para atenção primária e básica de São Luís

Nos basti­dores, porém, a dis­pu­ta por Ricar­do Rodrigues não está defini­da. Enquan­to a fed­er­ação ten­ta segurá-lo, o PSB coman­da­do no Maran­hão por Oth­e­li­no Neto e pela senado­ra Ana Paula Loba­to tam­bém tra­bal­ha para atrair o pres­i­dente da Câmara de Cax­i­as para sua nom­i­na­ta fed­er­al. Com cin­co pré-can­didatos com­pet­i­tivos e inter­ess­es cruza­dos, Cax­i­as se tor­na, des­de já, um dos prin­ci­pais polos políti­cos a obser­var no pleito de 2026.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x