Brandão está mais bolsonarista do que nunca: até onde vai a farsa de ser aliado de Lula?

Brandão está mais bolsonarista do que nunca: até onde vai a farsa de ser aliado de Lula?

 

O líder do União Brasil na Câmara, dep­uta­do Pedro Lucas Fer­nan­des (MA), ali­a­do de primeira hora do gov­er­nador Car­los Brandão e que tem o irmão como secretário no gov­er­no do Maran­hão, escan­car­ou nes­ta terça-feira (2/9) a guina­da bol­sonar­ista do par­tido ao declarar apoio à anis­tia em reunião com Hugo Mot­ta. O movi­men­to evi­den­cia o rompi­men­to grad­ual com o gov­er­no Lula e, ao mes­mo tem­po, reforça a sus­pei­ta de que Brandão nun­ca foi de fato ali­a­do do pres­i­dente petista.

Nos basti­dores do Palá­cio dos Leões, a artic­u­lação de Brandão é cada vez mais clara: tijo­lo por tijo­lo, ele recon­strói a dire­i­ta maran­hense com a chancela de fig­uras como Aluí­sio Mendes, Mical Dam­a­s­ceno, Yglé­sio Moy­ses e Mau­ra Jorge. Ex-tucano que migrou para o PSB ape­nas por con­veniên­cia, Brandão nun­ca se sen­tiu con­fortáv­el vestin­do a camisa do social­is­mo. Ago­ra, em pleno gov­er­no, mostra que suas ori­gens azuis falam mais alto.

Não é seg­re­do que a dire­i­ta bol­sonar­ista, antes inimi­ga declar­a­da do grupo que gov­er­na o Maran­hão des­de 2014, hoje ocu­pa cadeiras cati­vas no primeiro escalão estad­ual. Sec­re­tarias estratég­i­cas foram entregues a ali­a­dos do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro, enquan­to pau­tas pro­gres­sis­tas perder­am força den­tro da gestão. O dis­cur­so de Brandão em apoio a Lula soa como deboche para os maran­hens­es, já que, na práti­ca, suas alianças for­t­ale­cem adver­sários do pres­i­dente.

O cer­to é que em Brasília cresce a resistên­cia con­tra Brandão. Min­istros e ali­a­dos próx­i­mos de Lula já rejeitam qual­quer aprox­i­mação, e um gesto sim­bóli­co foi a entre­ga do coman­do do PSB à senado­ra Ana Paula, víti­ma recente de um dis­cur­so mis­ógi­no do gov­er­nador. Tucano de origem, Brandão nun­ca esteve à von­tade no cam­po pro­gres­sista — ape­nas usou o espaço como con­veniên­cia políti­ca para man­ter-se no poder.

Leia Também:  Assaltos em série em órgãos públicos escancaram o fracasso da segurança no governo Brandão
0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x