Brandão abandona o verniz de esquerda e reconstrói a direita no Maranhão com aval dos Leões

Brandão abandona o verniz de esquerda e reconstrói a direita no Maranhão com aval dos Leões

 

Nos basti­dores do Palá­cio dos Leões, Car­los Brandão artic­u­la, tijo­lo por tijo­lo, a recon­strução da dire­i­ta maran­hense. E não é mais seg­re­do: nomes como José Sar­ney, Aluí­sio Mendes, Mical Dam­a­s­ceno, Yglé­sio Moy­ses e Mau­ra Jorge estão cada vez mais pre­sentes nas engrena­gens do gov­er­no estad­ual. O gov­er­nador, que migrou do PSDB para o PSB, nun­ca vestiu com con­for­to a camisa do social­is­mo — e ago­ra, o vel­ho tucano mostra suas penas azuis em pleno nin­ho da esquer­da.

A dire­i­ta bol­sonar­ista, que até ontem fazia oposição fer­ren­ha ao grupo que coman­da o esta­do des­de 2014, hoje tem cadeiras cati­vas no primeiro escalão. Sec­re­tarias estratég­i­cas já foram entregues a ali­a­dos de Jair Bol­sonaro, e as pau­tas pro­gres­sis­tas são cada vez mais escant­eadas. Brandão parece con­fortáv­el nesse novo papel de mae­stro de uma sin­fo­nia con­ser­vado­ra — desa­fi­nan­do, inclu­sive, com os princí­pios que ele mes­mo jurou defend­er quan­do subiu ao poder ao lado de Flávio Dino.

Na práti­ca, o que se vê é um gov­er­no que empurra a esquer­da para fora da cena, enquan­to ace­na com afe­to à base de apoio da extrema-dire­i­ta. O silên­cio de Lula sobre a dis­pu­ta local ali­men­ta as apos­tas de que, caso o apoio ao sobrin­ho do gov­er­nador — o con­tro­ver­so “Orleans” — não se con­cretize, Brandão não hes­i­tará em romper com o PT e selar de vez o des­ti­no con­ser­vador do Maran­hão.

O pro­je­to é claro: vestir o man­to da dire­i­ta com as vestes do Palá­cio. Os Leões, out­ro­ra sím­bo­los da resistên­cia e da ren­o­vação políti­ca, ago­ra rugem em out­ra direção. E Brandão, cada vez menos social­ista e cada vez mais prag­máti­co, vai abrindo cam­in­ho para que a vel­ha guar­da volte ao poder pelas por­tas que ele mes­mo escan­car­ou.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x