Braide veta projeto de apoio a crianças com transtornos e gera críticas por falta de inclusão

Braide veta projeto de apoio a crianças com transtornos e gera críticas por falta de inclusão

 

O prefeito de São Luís, Eduar­do Braide, vetou inte­gral­mente um pro­je­to de lei que insti­tuiria o pro­gra­ma de Atendi­men­to Edu­ca­cional Espe­cial­iza­do em esco­las públi­cas e pri­vadas da cap­i­tal maran­hense. A pro­pos­ta, apre­sen­ta­da pelo vereador Daniel Oliveira (PSD), líder da gestão munic­i­pal na Câmara, foi aprova­da pela Casa em novem­bro de 2024 e bus­ca­va garan­tir suporte edu­ca­cional para cri­anças com transtornos de apren­diza­gem e desen­volvi­men­to. O veto foi pub­li­ca­do no Diário Ofi­cial em dezem­bro, geran­do indig­nação entre par­la­mentares e setores da sociedade civ­il.

Segun­do Braide, o pro­je­to era “incon­sti­tu­cional” por invadir com­petên­cias exclu­si­vas do chefe do Exec­u­ti­vo, prin­ci­pal­mente em matéria orça­men­tária. Ele tam­bém jus­ti­fi­cou que o pro­gra­ma con­fun­dia atribuições das áreas de edu­cação e saúde, ao incluir ativi­dades como diag­nós­ti­co e trata­men­to de condições que impactam o apren­diza­do. As ale­gações, no entan­to, foram rece­bidas com críti­cas por descon­sid­er­arem a per­spec­ti­va de inclusão e os dire­itos das cri­anças.

O dep­uta­do fed­er­al Duarte Júnior (PSB) acu­sou vereadores de São Luís de terem uma pos­tu­ra inco­er­ente ao criti­carem ações sim­i­lares do pres­i­dente Lula (PT), mas per­manecerem em silên­cio em relação à decisão de Braide. O par­la­men­tar desta­cou a importân­cia de cobrar soluções para políti­cas públi­cas que pri­or­izem a inclusão, inde­pen­den­te­mente de fil­i­ações par­tidárias. “Esta­mos falan­do do futuro de cri­anças que pre­cisam de suporte para super­ar desafios”, afir­mou Duarte em vídeo pub­li­ca­do nas redes soci­ais.

Espe­cial­is­tas e orga­ni­za­ções que defen­d­em a inclusão edu­ca­cional apon­tam que o veto rep­re­sen­ta um retro­ces­so para a garan­tia de dire­itos fun­da­men­tais. Eles ressaltam que a ini­cia­ti­va seria um avanço na con­strução de uma sociedade mais igual­itária. Ape­sar das críti­cas, a gestão munic­i­pal ain­da não anun­ciou alter­na­ti­vas para aten­der as neces­si­dades das cri­anças afe­tadas, na ver­dade o prefeito aparenta está mais pre­ocu­pa­do nesse momen­to com as ban­das nacionais que vão tocar no car­naval de São Luís.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x