Bolsonaro é preso pela PF por ordem de Moraes após violação de tornozeleira e convocação de vigília

Bolsonaro é preso pela PF por ordem de Moraes após violação de tornozeleira e convocação de vigília

 

O ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro foi pre­so, na madru­ga­da deste sába­do (22), pela Polí­cia Fed­er­al, após deter­mi­nação do min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF). A ordem é de prisão pre­ven­ti­va e não tem relação dire­ta com sua con­de­nação pela ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do ‚proces­so que ain­da não tran­si­tou em jul­ga­do e segue com pos­si­bil­i­dade de recur­sos. Bol­sonaro foi con­duzi­do à Super­in­tendên­cia da PF, em Brasília, onde per­manece deti­do.

Segun­do a decisão de Moraes, a tornozeleira eletrôni­ca usa­da por Bol­sonaro reg­istrou vio­lação às 0h08 deste sába­do, con­forme comu­ni­ca­do do Cen­tro de Mon­i­toração Integra­da do Dis­tri­to Fed­er­al ao STF. Além dis­so, o min­istro citou a con­vo­cação de uma vigília orga­ni­za­da pelo senador Flávio Bol­sonaro (PL-RJ) para a por­ta do con­domínio onde o ex-pres­i­dente cumpre prisão domi­cil­iar. Para Moraes, o ato, emb­o­ra apre­sen­ta­do como man­i­fes­tação pací­fi­ca, repro­duz o “modus operan­di” da orga­ni­za­ção crim­i­nosa inves­ti­ga­da, com uso de mobi­liza­ção pop­u­lar para obtenção de van­ta­gens pes­soais.

O min­istro argu­men­tou que a aglom­er­ação con­vo­ca­da “tem alta pos­si­bil­i­dade de colo­car em risco a prisão domi­cil­iar impos­ta e a efe­tivi­dade das medi­das caute­lares”, poden­do até facil­i­tar even­tu­al fuga do ex-pres­i­dente. Moraes reforçou ain­da que o cumpri­men­to da prisão dev­e­ria ocor­rer “com todo respeito à dig­nidade” de Bol­sonaro, sem uso de alge­mas e sem exposição midiáti­ca , ori­en­tação segui­da pela Polí­cia Fed­er­al no momen­to da detenção.

Em nota, a PF con­fir­mou ape­nas que cumpriu um man­da­do de prisão pre­ven­ti­va expe­di­do pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al. Bol­sonaro foi lev­a­do para a Super­in­tendên­cia da cor­po­ração, onde per­manece à dis­posição da Justiça. A decisão, segun­do Moraes, visa “evi­tar risco à ordem públi­ca” diante do des­cumpri­men­to das medi­das impostas ao ex-pres­i­dente.

Leia Também:  Lula fortalece relação com o Centrão ao nomear ex-deputado Gil Cutrim como diretor da Codevasf
0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x