O ex-prefeito Dr. Erik Silva é o verdadeiro idealizador e responsável pela construção do aterro sanitário de Balsas, e não o governo do Estado, como o governador Carlos Brandão tem feito parecer em seus discursos. Foi na gestão de Dr. Erik, em julho de 2023, que o projeto saiu do papel, com a assinatura da ordem de serviço e a formalização da Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa CRI, viabilizando os R$ 20 milhões iniciais para as obras.
Enquanto o governador tenta associar seu nome à inauguração da estrutura, os fatos mostram que sua participação foi meramente burocrática. O que o Estado forneceu foram as licenças técnicas emitidas pela Secretaria de Meio Ambiente , um trâmite obrigatório, mas que não equivale a construir o aterro. Não houve investimento estadual na obra, nem planejamento ou execução por parte do governo maranhense.
Quem construiu o aterro foi Dr. Erik Silva, com recursos e gestão privados, por meio da concessão de 30 anos. O projeto, a ordem de serviço e a viabilização financeira partiram exclusivamente da administração municipal à época. O governo do Estado entrou apenas como órgão licenciador, papel que exerce por obrigação legal, não como parceiro construtor.
Portanto, atribuir ao governador Carlos Brandão a autoria do aterro sanitário de Balsas é um equívoco ou, no mínimo, uma apropriação indevida de um mérito que pertence inteiramente ao ex-prefeito Dr. Erik Silva. A obra é fruto de sua visão, empenho e articulação, e não de qualquer ação estruturante do governo estadual.
