Assembleia aprova pacote de 120 cargos comissionados de Brandão e oposição denuncia “manobra eleitoral para eleger o sobrinho do governador”

Assembleia aprova pacote de 120 cargos comissionados de Brandão e oposição denuncia “manobra eleitoral para eleger o sobrinho do governador”

 

A Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Maran­hão aprovou, sob forte críti­ca da oposição, a Medi­da Pro­visória 513/2025, envi­a­da pelo gov­er­nador Car­los Brandão, que cria novos car­gos comis­sion­a­dos de sim­bolo­gia iso­la­da. A medi­da, que pre­vê cin­co novos pos­tos, soma-se a out­ros 120 car­gos aber­tos por decre­tos recentes do próprio gov­er­no. Para par­la­mentares oposi­cionistas, o obje­ti­vo é claro: aco­modar ali­a­dos políti­cos que atu­arão dire­ta­mente na cam­pan­ha de Orleans Brandão, sobrin­ho do gov­er­nador e pré-can­dida­to. Para muitos anal­is­tas, o pacote chega a ser um escárnio com a pop­u­lação maran­hense, que já paga alguns dos impos­tos mais altos do Brasil e ago­ra terá de arcar com salários ele­va­dos para mais de 120 apadrin­hados políti­cos.

O dep­uta­do Oth­e­li­no Neto, que votou con­tra a matéria, clas­si­fi­cou a ini­cia­ti­va como um absur­do admin­is­tra­ti­vo e um aten­ta­do à respon­s­abil­i­dade fis­cal. Segun­do ele, enquan­to setores essen­ci­ais enfrentam aban­dono, o gov­er­no segue amplian­do a estru­tu­ra estatal para fins nada repub­li­canos. “Somos con­tra porque isso não resolve os prob­le­mas do povo; só incha, ain­da mais, a máquina públi­ca para aten­der inter­ess­es políti­cos”, disse o par­la­men­tar, reforçan­do que as pri­or­i­dades da gestão estão com­ple­ta­mente dis­tor­ci­das.

Oth­e­li­no tam­bém desta­cou que o esta­do padece com a fal­ta de inves­ti­men­tos em saúde, edu­cação, infraestru­tu­ra e segu­rança, enquan­to o gov­er­no dire­ciona ener­gia para mul­ti­plicar car­gos des­ti­na­dos a apadrin­hados. Para ele, a estraté­gia rev­ela uma engrenagem eleitoral finan­cia­da pelo bol­so do con­tribuinte. “O maran­hense tra­bal­ha, paga impos­tos e merece respeito, não um gov­er­no pre­ocu­pa­do em mon­tar estru­tu­ra eleitoral famil­iar às cus­tas do erário”, com­ple­tou.

Out­ro que reag­iu foi o dep­uta­do Car­los Lula, que denun­ciou a aprovação como “uma manobra escan­car­a­da”. Para ele, a sub­mis­são da Assem­bleia ao Palá­cio dos Leões atinge um novo pata­mar com a cri­ação de mais de 120 car­gos em comis­são. “O Palá­cio dos Leões man­da e a Assem­bleia obe­dece. Enquan­to isso, quem luta por con­cur­so públi­co segue sem expec­ta­ti­va. É um trem da ale­gria para ten­tar eleger o sobrin­ho do gov­er­nador a qual­quer cus­to”, afir­mou. Lula adiantou que a oposição deve judi­cializar a medi­da.

Leia Também:  Dra. Thaiza anuncia que mamografia é novo exame que está disponível no Centro de Imagem de Pinheiro

Em tem­po : Os órgãos fis­cal­izadores, por sua vez, per­manecem em um silên­cio sepul­cral.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x