Alema homenageia professora Rosa Castro com busto e renomeação da Escola do Legislativo

Alema homenageia professora Rosa Castro com busto e renomeação da Escola do Legislativo

Par­la­mentares e famil­iares da hom­e­nagea­da par­tic­i­param de ato na insti­tu­ição de ensi­no, que pas­sa a se chamar “Esco­la do Leg­isla­ti­vo Pro­fes­so­ra Rosa Cas­tro”
A pres­i­dente da Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Maran­hão, dep­uta­da Irace­ma Vale (PSB), ao lado de par­la­mentares e servi­dores da Casa, inau­gurou, nes­ta quar­ta-feira (2), o bus­to da Pro­fes­so­ra Rosa Cas­tro na Esco­la do Leg­isla­ti­vo, que ago­ra pas­sa a se chamar “Esco­la do Leg­isla­ti­vo Pro­fes­so­ra Rosa Cas­tro”.

Durante a cer­imô­nia, a chefe do Leg­isla­ti­vo Maran­hense desta­cou a importân­cia de recon­hecer a tra­jetória de Rosa Cas­tro, refer­ên­cia na edu­cação e pio­neira na par­tic­i­pação fem­i­ni­na na políti­ca maran­hense.

“O bus­to da Pro­fes­so­ra Rosa Cas­tro ago­ra tem lugar na casa onde ela dev­e­ria ter tido voz. Que ele sir­va como um lem­brete per­ma­nente de que toda mul­her que ousa ocu­par o espaço públi­co pre­cisa ser respeita­da, pro­te­gi­da e lem­bra­da. Que este gesto da Ale­ma inspire out­ras insti­tu­ições a res­gatar, val­orizar e hon­rar as histórias de mul­heres que aju­daram a con­stru­ir o nos­so esta­do, mes­mo que, muitas vezes, ten­ham sido silen­ci­adas”, afir­mou a pres­i­dente.

Recon­hec­i­men­to e lega­do

A hom­e­nagem in memo­ri­am reforça a importân­cia do papel da Esco­la do Leg­isla­ti­vo, que tem como mis­são a for­mação e qual­i­fi­cação profis­sion­al de servi­dores, seus depen­dentes e do públi­co exter­no, por meio de cur­sos gra­tu­itos em diver­sas áreas do con­hec­i­men­to. A ini­cia­ti­va reafir­ma o com­pro­mis­so da ALEMA com a val­oriza­ção da edu­cação e da memória de per­son­al­i­dades que mar­caram a história do Maran­hão.

Famil­iares da hom­e­nagea­da par­tic­i­param da solenidade, emo­ciona­dos com a hom­e­nagem. A sobrin­ha-neta de Rosa Cas­tro, Lil Cas­tro, desta­cou a importân­cia do momen­to e a ale­gria de ver o lega­do da edu­cado­ra sendo recon­heci­do.

“É uma ale­gria imen­sa ver a memória da Pro­fes­so­ra Rosa Cas­tro sendo lem­bra­da e cel­e­bra­da. Ela foi uma mul­her à frente de seu tem­po, que dedi­cou sua vida à edu­cação e à luta pela par­tic­i­pação fem­i­ni­na na políti­ca. Esse recon­hec­i­men­to man­tém viva sua história e inspi­ra novas ger­ações”, con­cluiu.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x