Blog do Filipe Mota - Notícias de última hora

Ministério do Meio Ambiente fortalece reservas extrativistas

No Quilombo do Frechal, Sarney filho anuncia ações para unidades no Maranhão, Piauí e Tocantins. Mais de 1,5 mil famílias serão beneficiadas

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou ações de fortalecimento das comunidades extrativistas dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, nesta sexta-feira, durante o encerramento da primeira Oficina Regional de Gestão Territorial e Ambiental dos Territórios Quilombolas, realizada na Reserva Extrativista Quilombo do Frechal, no município de Mirinzal, Maranhão. “Mais de 1,5 mil famílias serão beneficiadas. Esta é apenas uma parte do nosso compromisso com os povos e comunidades tradicionais”, ressaltou Sarney Filho.

Até 31 de março, serão feitos diagnósticos em sete reservas extrativistas dos três estados. Após esse período, começam as oficinas de capacitação, focadas no apoio e na organização das associações. “Essas unidades têm a necessidade de apoio governamental. Em geral, as outras reservas extrativistas já têm alguma iniciativa ou algum apoio, como por exemplo o projeto Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). Mas essa região aqui estava carente”, destacou o diretor do Departamento de Extrativismo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Mauro Pires.

O diretor do MMA reforçou que a organização comunitária, além de investimento em inclusão produtiva, é de extrema importância para que as demais atividades sejam possíveis. “As comunidades precisam estar organizadas para que tenham acesso a políticas públicas, crédito e outras iniciativas disponíveis”, explicou.

Durante o evento, o ministro Sarney Filho destacou alguns avanços para a comunidade, como a concretização da proposta de compensação ambiental da implantação da linha de transmissão das Centrais Elétricas do Maranhão (CEMAR), o projeto de recuperação de áreas produtivas e a readequação do sistema de abastecimento de água. “Além disso, vai ser feito a quitação da dívida da Associação da Comunidade Frechal com o Fundo Nacional do Meio Ambiente, permitindo que ela volte a ter condições de concorrer em editais e projetos”, informou.

O encerramento das oficinas será realizado durante seminário nacional, nos dias 24 e 25 de maio, em Brasília.

 

Curta e Compartilhe nas Redes Sociais

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

Blog do Filipe Mota is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache