Blog do Filipe Mota - Notícias de última hora

Agora!!! Aprovado o ‘distritão’ e ‘fundo eleitoral’ bilionário

Texto aprovado em comissão altera o sistema eleitoral e cria um fundo com dinheiro público para financiar campanhas. Proposta seguirá agora para análise, em dois turnos, no plenário da Câmara

Rapaz estes caras no Congresso Nacional estão brincando com o povo brasileiro, aprovaram agora há pouco em comissão especial, relatório que cria o “distritão” e o fundo com dinheiro público para custear as campanhas deles mesmos.

A Proposta de Emenda à Constituição relacionada à reforma eleitoral concluiu a votação do relatório que estabelece o “distritão” para as eleições de 2018 e cria um fundo para bancar as campanhas com dinheiro público.A proposta segue agora para análise do plenário da Câmara, onde será submetido a duas votações e, para ser votado no Senado, precisará do apoio mínimo de 308 dos 513 deputados.

Para as mudanças passarem a valer já nas eleições de 2018, o projeto precisa ser aprovado na Câmara e no Senado até 7 de outubro, por isso o Congresso Nacional corre contra o tempo.

Como funciona o ‘distritão’:

Cada estado ou município vira um distrito eleitoral;

São eleitos os candidatos mais votados dentro do distrito;

Não são levados em conta os votos para partido ou coligação;

Na prática, torna-se uma eleição majoritária, como já acontece na escolha de presidente da República, governador, prefeito e senador.

Quanto vai custar o “Fundo de Financiamento de Campanha” 

Estima-se que os gastos com as campanhas eleitorais, a partir de 2018, custarão cerca de R$ 4 Bilhões, o dinheiro vai sair dos bolsos do contribuinte.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*